Artes Visuais

As Profissões Contemporâneas do Campo das Artes Visuais com Interfaces em Tecnologias Digitais

 

Os alunos terão a possibilidade de desenvolver o fazer artístico, a contextualização e a fruição estética com foco nos espaços virtuais e seus ambientes colaborativos de aprendizagem, na interação entre Arte e Tecnologia, nos projetos poéticos individuais e colaborativos e nas profissões do campo da Arte com interfaces em tecnologias digitais.

Para tanto, os territórios da Arte que serão trilhados são os da forma-conteúdo e do processo de criação, de maneira que os alunos sejam levados a pesquisar sobre o advento das tecnologias digitais, a ampliar a compreensão sobre como o mundo da web mudou as relações interpessoais e as relações de trabalho e a identificar quais são as profissões do campo das artes visuais existentes dentro dessa nova realidade.

Momentos de ações expressivas propiciarão aos alunos investigar as potencialidades das relações entre forma e conteúdo no ambiente virtual; utilizar os conhecimentos adquiridos para produções artísticas individuais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação; elaborar, realizar, mostrar e documentar as produções artísticas.

Para contribuir nesse processo, serão abordados os seguintes conceitos e conteúdos: conceitos históricos da web; profissões do campo das artes visuais com interfaces em tecnologias digitais; web arte; processo de construção de um site.



O uso de tecnologias nas aulas de Arte
 

Introdução 
Como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento estético? Uma colher de pau, um lápis, um relógio de pulso ou um ônibus espacial são tecnologias. Essas são formas que o ser humano encontrou para realizar suas ideias e falar do que precisa. Mas nenhuma ferramenta trabalha sem a vontade do individuo. Nenhuma tecnologia substitui o desenho, o desígnio, o projeto. 

Na escola, o mais importante no ensino da arte é colocar o aluno em contato com diferentes maneiras de expressar suas ideias, para que amplie suas capacidades comunicativas e descubra suas próprias formas de utilizar os recursos existentes. Será no dialogo entre as linguagens, que cada um irá se aprofundar no funcionamento das dinâmicas de composição da imagem a partir de suas próprias necessidades expressivas.

É muito importante colocar os alunos em constante estado de atenção e reflexão sobre as formas de utilização da imagem na sociedade contemporânea, tanto em relação àquelas produzidas com intenção artística, como todas as que os meios de comunicação se apóiam para passar suas mensagens.

 

Leia mais... https://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/uso-tecnologias-trabalhos-arte-475850.shtml