Teatro

4º  Bimestre

AProfissões Contemporâneas do Campo do Teatro com Interfaces em Tecnologias Digitais

Como proposta para o 4º bimestre apresentamos uma sequência didática em se propõe o estudo sobre algumas das profissões contemporâneas do campo do teatro com interfaces em tecnologias digitais, procurando garantir aos alunos momentos de produção, reflexão e fruição estética, por meio de processos educativos que percorrerão os territórios dos saberes estéticos e culturais, materialidade e processo de criação. Serão desenvolvidas pesquisas e experimentações em teatro, atuando com processos colaborativos na criação/produção artística e seus registros. Assim, durante os estudos e nas ações expressivas, os alunos serão solicitados a utilizar os conhecimentos sobre a linguagem teatral adquiridos nos anos anteriores da sua escolaridade, sendo instigados a pesquisar e identificar as estruturas que envolvem a montagem de um espetáculo teatral de animação e os profissionais nela envolvidos. Também serão levados a operar com diferentes ferramentas digitais – editores de textos, apresentação multimídia, Software, sites, rede social – nas pesquisas e nos registros das ações vivenciadas, proporcionando uma relação de proximidade com o fazer artístico e possibilitando a construção de novos significados estéticos.

Com a utilização de uma metodologia de pesquisa orientada da web (WebQuest), disponível no Anexo I deste documento e no site “Pedra Virtual” https://pedravirtual.webnode.com/teatro/webquest/, os alunos investigarão algumas das profissões do campo do teatro que tenham interfaces em tecnologias digitais.

Em seguida, dentro de um processo de criação coletiva, também pesquisarão sobre o Teatro de Animação e os profissionais que se utilizam das tecnologias digitais na produção e apresentação de um espetáculo teatral desse gênero. Os resultados das pesquisas e experimentações subsidiarão o processo de criação, que serão compartilhados por meio de recursos multimídia.

Dessa forma, pretende-se ampliar, por meio de pesquisas e estudos, os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem do teatro e a diversidade do campo de atuação dos profissionais envolvidos na produção de um espetáculo teatral; profissões com funções técnicas, de comunicação e imagem, artísticas e administrativas.

Durante os estudos serão destacados os profissionais que exercem funções artísticas e técnicas, dentre elas o dramaturgo, o bonequeiro, o iluminador, o sonoplasta, o cenógrafo, o aderecista, o ator-manipulador/animador e o chefe de audiovisuais. A intenção é propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades de: investigar por meio de pesquisas as profissões existentes no campo do teatro necessárias para a produção de um espetáculo de Teatro de Animação; reconhecer as profissões existentes no campo do teatro para compreender a atuação desses profissionais no mercado de trabalho; perceber as influências do uso da tecnologia digital nas cenas teatrais, característica de uma nova teatralidade; observar as tendências cênicas apresentadas pelas mídias e os diversos recursos tecnológicos digitais, em diálogo com a poética pessoal e processos coletivos e/ou colaborativos.

Durante o desenvolvimento das proposições, serão utilizados os softwares: Audacity e Virtual DJ, na abordagem da sonoplastia; Software Educacional “Vamos Escrever!: projetos de escrita interativa” para criação de roteiros e Movie Maker para edição áudio-visual.

 

Conhecimentos priorizados

  • Saberes Estéticos e Culturais. Compreender os conceitos estudados e sua relação com a produção de um espetáculo teatral de animação. Percorrer este território possibilita o estudo sobre a origem dessa modalidade teatral e sua trajetória até a contemporaneidade, ampliando as possibilidades de pesquisa sobre as profissões relacionadas à sua produção.
  • Materialidade. O diálogo entre matérias e ferramentas na construção de personagens, cenários, figurinos e adereços.
  • Processo de criação. Poética pessoal e de processos coletivos e/ou colaborativos; produção de um espetáculo de animação.

 

Nesse sentido os conteúdos abordados serão:

  • Percursos de experimentação (dramaturgo, bonequeiro, iluminador, sonoplasta, cenógrafo, aderecista, ator-manipulador/animador, chefe de audiovisual);
  • Procedimentos criativos (experimentação de materiais – escrita e adaptação textual; sonoplastia; cenografia; iluminação; efeitos cênicos; confecção de figurinos, adereços e bonecos de animação; edição de vídeo; criação de personagem);
  • Suportes e ferramentas tecnológicas digitais (inserção e edição de imagens, vídeos, sons; criação de roteiros).

 

Competências/Habilidades

  • Investigar e reconhecer as profissões existentes no campo do teatro, necessárias para a produção de um espetáculo teatral, compreendendo a atuação desses profissionais no mercado de trabalho;
  • Operar com diferentes materialidades, estabelecendo relações entre forma e imaginário poético;
  • Utilizar os conhecimentos sobre tecnologias digitais na produção teatral.

 

 

Registro/Avaliação

Registrar é uma prática que merece toda a atenção, pois se trata de uma ferramenta indispensável para organizar, analisar e reavaliar a prática docente. O registro é um recurso eficaz para auxiliar o educador a melhor conhecer os seus alunos, perceber mais claramente os seus progressos, proporcionando uma maior segurança no ato de avaliar. Além disso, o mesmo possibilita ao educador rever sua prática pedagógica no sentido de adequá-la às necessidades dos educandos. É uma forma de documentar o percurso, o processo de construção das aprendizagens, pontuando as experiências, as pesquisas, os textos, as reflexões, as experimentações, as poéticas pessoais ou em grupos, em outras palavras uma amostragem do que se fez e o que se pensa sobre o que se fez.

Pensando sobre o percurso em sala de aula, durante o desenvolvimento das situações de aprendizagem de teatro, propomos, inicialmente, a utilização da ferramenta Webquest, criada para este fim e disponibilizada no site Pedra Virtual –  https://pedravirtual.webnode.com/teatro/webquest/.

Professor, webquest é uma metodologia de pesquisa com orientações didáticas na própria web utilizando recursos encontrados no espaço virtual, enriquecendo assim com as informações da própria web transformando-as em conhecimento. Geralmente é elaborada por um professor – este publica questões e orientações sobre as tarefas a serem realizadas desenvolvendo habilidades cognitivas dos alunos.

O grupo de trabalho criado no Facebook por você, professor, durante a Sequência Didática de Dança, servirá de repositório dos registros das pesquisas realizadas na Webquest, também para postarem os vídeos-espetáculos que serão produzidos ao final da Situação de Aprendizagem II deste material, bem como um espaço de divulgação das ações exitosas no desenvolvimento das proposições.

O site Pedra Virtual, elaborado durante a realização da Sequência Didática de Artes Visuais, servirá de suporte para publicação de textos de apoio teórico, orientações pedagógicas, reflexões e seletiva de produções realizadas pelos alunos nesta Sequência Didática de Teatro.